Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

03 Jul 2023 | 8 minutos • Livros

Checkpoint da lista de leitura 2023

Os livros de ficção e não ficção que li até agora

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Checkpoint da lista de leitura 2023

Já estamos na metade do ano e para marcar a data no blog estou postando mais um checkpoint anual de leitura. Este ano eu li muitos livros interessantes e acredito que é um reflexo direto de ter escolhido montar a lista de leitura com edições da TAG e do Intrínsecos.

Como sempre, o post está dividido entre livros de ficção e livros de não ficção.

Ficção

Em águas profundas - Patricia Highsmith

Eu comecei a ler esse livro sem conseguir me envolver muito com a história. Mas, de repente, eu já estava totalmente revoltada com os acontecimentos. Apesar da demora para me atrair, foi uma leitura bem interessante, com uma construção de personagens que me deixava até confusa, sem saber o que achar de tudo o que estava acontecendo. Foi um bom livro para iniciar o ano.

Última parada - Casey McQuiston

O livro de janeiro é um livro legal de ler, mas um pouco longo. O lado positivo é que as personagens coadjuvantes são bem desenvolvidas e tão interessantes quanto as protagonistas. As diferentes linhas temporais e histórias que se desenrolam durante a leitura prenderam a minha atenção e me permitiram superar o desafio do número de páginas.

A camareira - Nita Prose

Muito legal ler uma história do ponto de vista de uma pessoa com dificuldades para interpretar interações sociais. A sinopse já entrega que um crime acontece, mas entender as circunstâncias e as consequências desse crime, nesse formato, é muito interessante. Ótima leitura.

A Porta no Muro - H. G. Wells

Um conto aparentemente bem simples, mas que deixa muitos questionamentos no final. Escolhi essa leitura por ser curta e realmente é bem rápida. Mas foi uma daquelas leituras que me fizeram ficar pensando sobre o que li por um bom tempo. Bem interessante.

O livro dos anseios, Sue Monk Kidd

Um livro ficcional sobre a esposa de Jesus Cristo me parecia uma leitura arriscada. Mas me surpreendi e gostei muito da história, que retrata uma época bem difícil para as mulheres. É um daqueles que a gente lê acompanhada de um dicionário se quiser entender tudo o que é falado, mas que vale muito a pena.

Susan não quer saber do amor - Sarah Haywood

Mais um exemplo de livro que comecei a ler sem me interessar muito e terminei adorando a história. O início é meio arrastado e a protagonista não é das mais cativantes. Mas na metade para frente eu ia dormir todos os dias imaginando para que lado a história ia. Valeu a pena.

A pequena loja de venenos - Sarah Penner

Eu estava bem ansiosa para ler esse livro, porque já gostei da história a partir da sinopse. Ela é contada a partir de 3 pontos de vista que estão separados por muitos anos de diferença. Mas as 3 personagens estão interligadas por um segredo e o desejo de dar voz às mulheres. Ótima leitura.

É assim que se perde a guerra do tempo - Amal El-Mohtar e Max Gladstone

Depois de ver o Twitter em polvorosa com esse livro, decidi finalmente comprá-lo (ele já estava na minha lista) para ver se era tudo isso mesmo. E eu não sei dizer se é ou não. Eu terminei de ler com a sensação de que eu preciso ler novamente para entender a magnitude da história que eu estava lendo. Gostei, mas vou ler de novo para entender melhor. O que não estou considerando um demérito.

O Sonho da Sultana - Rokheya Shekhawat Hossain

Neste conto, uma sociedade comandada por mulheres e muito diferente da que conhecemos é descrita. Leitura curta e interessante.

A Espera - Lygia Fagundes Telles

A minha nota para esse conto reflete mais a minha revolta com a história do que com a qualidade do que foi escrito. Depois de ler um conto feminista como o “O sonho da sultana”, ler esse conto foi um pouco revoltante. O que não significa que é ruim, só me afetou bastante.

O gato brasileiro - Arthur Conan Doyle

Mais um conto para a lista. Gostei bastante desse, que tem uma história bem gostosa de ler e um final até que surpreendente. Ao contrário do conto anterior, terminei a leitura muito satisfeita com a narrativa.

A última coisa que ele me falou - Laura Dave

Só não dei 5 estrelas porque me irritei muito lendo esse livro. Mas era uma irritação que não me impedia de largar a leitura. Terminei ele em 4 dias e no fim gostei bastante. Acho que até os pontos que me irritaram foram bem justificados. Ainda pretendo ver a série no Apple TV+.

A menina na torre - Katherine Arden

Esse livro é a continuação de “O urso e o rouxinol”. E, assim como no primeiro livro, acompanhamos uma história que se desenrola no mundo das fábulas russas. Os acontecimentos são bem mais violentos, mas muita coisa evolui nessa parte da trilogia. Assim que terminei ele já iniciei o “O inverno da bruxa”, porque eu preciso saber o final dessa história.

Não ficção

O livro do conforto - Matt Haig

Me interessei nesse livro porque vi muitas pessoas falando bem dele. Mas, infelizmente, um exemplo utilizado um pouco antes da metade me deixou extremamente desconfortável. O que eu entendo que vai contra o motivo pelo qual eu estava lendo. Mas acontece, nem sempre o que está sendo elogiado por muitas pessoas vai agradar todo mundo.

Viver é melhor que sonhar: Os últimos caminhos de Belchior - Chris Fuscaldo e Marcelo Bortoloti

Os últimos anos de Belchior foram vividos de forma muito diferente da vida que ele vivia com a sua família. Escolheu largar tudo e fazer uma jornada em que conheceu muitas pessoas que o deram abrigo. Por mais estranha que pareça, o livro conta essa história real e os autores tentam entender o que o fez tomar essa decisão e acompanham quais foram os seus últimos passos.

Escritos Negros: Textos Contemporâneos - Luiz Mauricio Azevedo e Outros

Um livro pequeno no tamanho e enorme no conteúdo. Quanto terminei de ler, me peguei pensando no quanto as minhas leituras são influenciadas pelo que todo mundo está lendo. O que está bem distante da produção literária negra. Coletei várias referências e pretendo expandir o meu repertório para as próximas leituras.

Mostre seu trabalho - Austin Kleon

Estava estruturando o clube do livro para introvertidos e me perguntando bastante se devia seguir adiante com ele. Por isso, lembrei desse livro do Austin Kleon e decidi ler para avaliar melhor os meus próximos passos. Assim como em “Roube como um artista”, o livro traz 10 dicas para encorajar as pessoas a colocarem os seus projetos no mundo. Com essa leitura, me senti um pouco mais segura em relação às minhas ideias. E acredito que teria sido interessante ler ele antes de lançar o blog e a newsletter.

Sem neura: O segredo para lidar com as emoções no trabalho - Liz Fosslien e Mollie West Duffy

Depois de ter uma frustração no trabalho, decidi ler novamente esse livro que tem muita informação boa sobre emoções no ambiente profissional. Acho que já é a terceira vez que leio e posso dizer que sempre encontro um bom conselho para o momento profissional que estou vivendo no momento da leitura. Apesar de ter lido inteiro, ele também é uma boa referência para consultar apenas um capítulo quando necessário.

Management 3.0: Leading Agile Developers, Developing Agile Leaders

Livro que descreve o modelo da Gestão 3.0 (Management 3.0) com as suas 6 visões organizacionais. Gostei bastante, mas reconheço que é uma leitura bem densa. Cada visão organizacional é descrita em dois capítulos: um para a base teórica e outro para a descrição da visão em si. Por isso, pode não ser uma leitura interessante para algumas pessoas. Fiz um resumo dele nesse post.

Despertar criativo: O caminho para criar sua vida - Amanda Longoni e Fernanda Longini

Gostei desse livro porque ele parece muito uma conversa com alguém criativo. As autoras compartilham conceitos sobre como levar uma vida criativa e dicas para seguir por esse caminho. Por ter uma formação em exatas, curto me aproximar de materiais um pouco mais próximos das artes.

Use a moda a seu favor - Carla Lemos

Um livro que fala da moda no contexto histórico e no papel opressor que ela pode exercer. Gostei de conhecer um pouco mais sobre esse tema que eu não tinha conhecimento nenhum. O final com dicas sobre como usar a moda a seu favor foi bem interessante.

Avalie o que importa: Como o Google, Bono Vox e a Fundação Gates sacudiram o mundo com os OKRs - John Doerr

Este livro apresenta o que são os OKRs e como eles foram usados em diversas empresas de sucesso. Além de mostrar a teoria, vários exemplos de diversos segmentos são apresentados. Na parte final, está o playbook de OKRs do Google. Considero uma boa referência para quem deseja entender mais a fundo o propósito dos OKRs e como eles podem ser úteis.


Acredito que a segunda metade do ano vai seguir com boas leituras. Já que estou consumindo várias fontes interessantes e pedindo várias recomendações. Inclusive, pode ficar à vontade para comentar com sugestões de leitura.

Caso queira ver as listas e checkpoints dos outros anos é só visitar a categoria de livros do blog.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post E-book: Sobre gestão

22 Mar 2024 • Livros

E-book: Sobre gestão

Já fazem aproximadamente 4 anos que estou compartilhando as minhas experiências com a gestão de pessoas. Durante esse tempo, as minhas opiniões mudaram, aprendi mais a respeito da teoria de gestão ...

4 minutos

Imagem de capa do post Próxima leitura do clube do livro: Por que o tempo voa

15 Mar 2024 • Livros

Próxima leitura do clube do livro: Por que o tempo voa

Neste mês, iniciaremos a quarta leitura do Clube do Livro para Introvertidos. O livro escolhido foi o “Porque o tempo voa”. Gosto de livros que falam sobre temas muito explorados, com uma abordage...

1 minutos

Imagem de capa do post Evolução das minhas leituras

11 Mar 2024 • Livros

Evolução das minhas leituras

Quando escrevi o post “Cultivando o hábito da leitura”, ainda estava entendendo como os livros se encaixariam na minha rotina. Hoje em dia, eu não consigo nem me lembrar o que eu fazia no meu dia q...

5 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo