Ícone do LinkedIn Ícone do RSS

01 Abr 2022 | 2 minutos • Dicas e recomendações

Boas práticas para o trabalho assíncrono

Se livrando do microgerenciamento

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Boas práticas para o trabalho assíncrono

Com o trabalho remoto, alguns acordos são necessários para que as atividades fluam. E essa fluidez se atinge quando os integrantes do time não precisam ficar verificando notificações o tempo todo e podem focar no trabalho que precisa ser feito no seu próprio tempo. Mesmo que você não participe de um time remoto, essas dicas são interessantes para que o dia a dia não seja tão estressante e as semanas sejam mais produtivas.

Mensagens completas

Quando precisamos pedir qualquer ajuda ou informação para alguém, a opção menos intrusiva é mandar uma mensagem. Porém, não basta apenas mandar um “Oi, tudo bem?” e esperar um retorno antes de falar o que realmente está precisando. Além de correr o risco de não ser respondido, provavelmente vai fazer quem foi chamado apenas se perguntar o que será que você está querendo.

Para ter respostas mais rápidas e úteis, envie em seguida qual é a sua pergunta, com contexto e uma explicação que seja a mais completa possível do que você está precisando. De preferência, tudo na mesma mensagem, para evitar notificações extras.

Dessa forma, mesmo que a pessoa não consiga te ajudar, pode ser que ela saiba quem consegue, podendo te dar algum direcionamento. Caso nem isso seja possível, pelo menos a conversa foi rápida e sem troca de mensagens extras desnecessárias.

Lembre dessa dica também quando for responder alguém.

Uso de status

Trabalhando remotamente, os seus colegas não têm como saber se você está no computador, se está muito ocupado ou se esse é um bom momento para conversar. Então, além da dica anterior, também é legal combinar o uso de status para dar visibilidade.

Não acredito que essa visibilidade tem que ser total, mas em alguns momentos é interessante deixar bem clara a sua disponibilidade:

A maioria desses status pode ser sinalizada facilmente nas ferramentas atuais e alguns podem ser até personalizados. Um exemplo é a integração do Google Agenda com o Slack, que altera o status para “Em reunião” quando a agenda inicia e remove automaticamente no final.

Momentos de alinhamento

O formato assíncrono só funciona se todos sabem o trabalho que precisa ser desempenhado. Trabalhando com o Scrum, nós temos esses alinhamentos durante as cerimônias. Mas, independentemente da forma que o trabalho do time é organizado, ter momentos de alinhamento e para acompanhar a evolução são necessários para evitar que trabalho desnecessário ou retrabalho esteja sendo feito.

Ferramenta de gestão visual

Quando o trabalho do time está visível em algum quadro, o trabalho do gestor é facilitado, já que basta conferir o quadro para saber a situação atual. Particularmente, esse é um dos pontos que mais cobro do time. Um quadro atualizado evita a necessidade de chamar as pessoas sempre que for preciso alguma informação a respeito do trabalho que está sendo desempenhado.

Para ajudar a manter as informações mais próximas da realidade, costumo incluir mensagens automáticas no canal do time com um lembrete no final do dia e reforçar na Daily sempre que percebo que o que está sendo dito não reflete o que temos no quadro.


Essas são só algumas dicas para trabalhar melhor de forma assíncrona e não perder em desempenho. Cada time vai criando acordos e práticas que fazem mais sentido e permitem que consigam trabalhar com liberdade e fazendo o que gera mais valor.

Tem mais alguma dica? Como sempre, a seção de comentários está aberta para discussão.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Curso Leadership Communication da FIAP

01 Jul 2022 • Dicas e recomendações

Curso Leadership Communication da FIAP

Com tanto material gratuito na internet, fica difícil filtrar o que realmente vale a pena do que é mais do mesmo. Eu mesma sofro com isso e abandono muitas coisas pela metade. Mas hoje quero falar ...

2 minutos

Imagem de capa do post Cabeceira

29 Abr 2022 • Dicas e recomendações

Cabeceira

Quando estou numa época boa para ler diariamente e manter o ritmo, costumo ler muitos livros ao mesmo tempo. Mesmo tendo retomado a leitura com dois livros por vez, as vezes tem tanta recomendação ...

2 minutos

Imagem de capa do post Como ligar o notebook com a tampa fechada

18 Mar 2022 • Dicas e recomendações

Como ligar o notebook com a tampa fechada

Eu tenho um Inspiron 3583, que fica o dia inteiro fechado em um suporte. Para evitar o processo de abrir o notebook toda vez em que preciso ligar, estava mantendo ele constantemente ligado. Pensand...

1 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS

Ingrid Machado © 2019 - 2022

• Ingrid Machado © 2019 - 2022

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo