Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

01 Abr 2022 | 2 minutos • Dicas e recomendações

Boas práticas para o trabalho assíncrono

Se livrando do microgerenciamento

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Boas práticas para o trabalho assíncrono

Com o trabalho remoto, alguns acordos são necessários para que as atividades fluam. E essa fluidez se atinge quando os integrantes do time não precisam ficar verificando notificações o tempo todo e podem focar no trabalho que precisa ser feito no seu próprio tempo. Mesmo que você não participe de um time remoto, essas dicas são interessantes para que o dia a dia não seja tão estressante e as semanas sejam mais produtivas.

Mensagens completas

Quando precisamos pedir qualquer ajuda ou informação para alguém, a opção menos intrusiva é mandar uma mensagem. Porém, não basta apenas mandar um “Oi, tudo bem?” e esperar um retorno antes de falar o que realmente está precisando. Além de correr o risco de não ser respondido, provavelmente vai fazer quem foi chamado apenas se perguntar o que será que você está querendo.

Para ter respostas mais rápidas e úteis, envie em seguida qual é a sua pergunta, com contexto e uma explicação que seja a mais completa possível do que você está precisando. De preferência, tudo na mesma mensagem, para evitar notificações extras.

Dessa forma, mesmo que a pessoa não consiga te ajudar, pode ser que ela saiba quem consegue, podendo te dar algum direcionamento. Caso nem isso seja possível, pelo menos a conversa foi rápida e sem troca de mensagens extras desnecessárias.

Lembre dessa dica também quando for responder alguém.

Uso de status

Trabalhando remotamente, os seus colegas não têm como saber se você está no computador, se está muito ocupado ou se esse é um bom momento para conversar. Então, além da dica anterior, também é legal combinar o uso de status para dar visibilidade.

Não acredito que essa visibilidade tem que ser total, mas em alguns momentos é interessante deixar bem clara a sua disponibilidade:

A maioria desses status pode ser sinalizada facilmente nas ferramentas atuais e alguns podem ser até personalizados. Um exemplo é a integração do Google Agenda com o Slack, que altera o status para “Em reunião” quando a agenda inicia e remove automaticamente no final.

Momentos de alinhamento

O formato assíncrono só funciona se todos sabem o trabalho que precisa ser desempenhado. Trabalhando com o Scrum, nós temos esses alinhamentos durante as cerimônias. Mas, independentemente da forma que o trabalho do time é organizado, ter momentos de alinhamento e para acompanhar a evolução são necessários para evitar que trabalho desnecessário ou retrabalho esteja sendo feito.

Ferramenta de gestão visual

Quando o trabalho do time está visível em algum quadro, o trabalho do gestor é facilitado, já que basta conferir o quadro para saber a situação atual. Particularmente, esse é um dos pontos que mais cobro do time. Um quadro atualizado evita a necessidade de chamar as pessoas sempre que for preciso alguma informação a respeito do trabalho que está sendo desempenhado.

Para ajudar a manter as informações mais próximas da realidade, costumo incluir mensagens automáticas no canal do time com um lembrete no final do dia e reforçar na Daily sempre que percebo que o que está sendo dito não reflete o que temos no quadro.


Essas são só algumas dicas para trabalhar melhor de forma assíncrona e não perder em desempenho. Cada time vai criando acordos e práticas que fazem mais sentido e permitem que consigam trabalhar com liberdade e fazendo o que gera mais valor.

Tem mais alguma dica? Como sempre, a seção de comentários está aberta para discussão.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post FutureMe

04 Mar 2024 • Dicas e recomendações

FutureMe

Já faz algum tempo que comecei a escrever cartas no FutureMe. Falo sobre elas na newsletter, mas reparei que nunca comentei a respeito no blog. Por ser uma ferramenta muito legal e que pode ser usa...

2 minutos

Imagem de capa do post Como acessar as notas e destaques do Kindle online

30 Out 2023 • Dicas e recomendações

Como acessar as notas e destaques do Kindle online

Uma dica muito útil para quem usa Kindle é o acesso online das notas e destaques. Quando acessamos esse conteúdo dentro do próprio Kindle, ele fica com uma visualização bem simples, muito parecida ...

0 minutos

Imagem de capa do post Vantagens do Kindle

27 Fev 2023 • Dicas e recomendações

Vantagens do Kindle

Demorei um bom tempo para me render ao Kindle quando conheci ele. Principalmente, porque fazia parte do grupo que valoriza a experiência do livro: tirar da embalagem, sentir o cheio de novo impregn...

4 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo