Mural
De todas as ferramentas que já trabalhei para fazer facilitação remota, o Mural é a que me pareceu a mais simples à primeira vista. Porém, conforme fui usando, a conclusão que cheguei é que a simplicidade da ferramenta nada mais é do que um conjunto de funcionalidades ideal. A próxima imagem mostra o visual de um mural em branco. Vou usar esse mural vazio para exemplificar, mas existem várias opções de templates prontos para iniciar.
A tela com o mural possui 5 partes principais:
- Barra de ferramentas superior
- Barra de ferramentas lateral
- Ferramentas de usuários
- Ajuste de zoom
- Área de trabalho
Barra de ferramentas superior
Na barra superior, estão as ferramentas para apoiar na facilitação de cerimônias remotas, além de informações de status e ajuda do mural. Nesta barra, costumo usar com frequência 5 funcionalidades:
- Voting session: permite iniciar uma votação, utilizando os itens do mural como elementos selecionáveis para votos. É possível criar mais de uma votação, para manter os resultados organizados, configurar o número de votos por pessoa e acompanhar o status da votação em tempo real;
- Private mode: neste modo, quando alguém está incluindo algum conteúdo no mural, ele não fica visível para os outros usuários. O conteúdo fica visível para todos assim que o modo privado é encerrado;
- Custom toolbar: para organizar uma facilitação, é possível exibir para os usuários visitantes apenas as ferramentas que interessam no momento. Ativando este modo, os usuários terão uma visão limitada da barra de ferramentas lateral, de acordo com a configuração escolhida;
- Timer: timer simples, com opção de configurar o som de alarme e adicionar tempo extra no minuto final;
- Outline: ferramenta para organizar as dinâmicas. Quando itens são adicionados ao outline, é possível ocultar partes do mural e navegar por todos os itens apenas clicando nos blocos listados no outline. Muito útil quando precisamos navegar pelo mural durante a reunião.
Barra de ferramentas lateral
A barra lateral possui ferramentas para incluir elementos no mural. Além das funcionalidades de adicionar textos e post-its, importar imagens, formas e ícones, existem duas opções mais arrojadas:
- Frameworks: possui alguns layouts prontos para facilitar a estruturação das dinâmicas como canvas, quadros e calendários;
- Content library: é possível criar os seus próprios formatos de dinâmicas e salvar nesta biblioteca para reutilizar os componentes depois.
Ferramentas de usuários
As ferramentas de usuário incluem reações com emojis, a lista de usuários visualizando o mural e a opção de compartilhar o mural via email, link ou exportação.
Ao clicar no ícone de um usuário, é possível seguir a pessoa pela tela. Gosto de usar essa funcionalidade junto com o outline. Assim, se preciso navegar pelos elementos durante a dinâmica, basta pedir para que todos me sigam e ninguém se perde na visualização.
Ajuste de zoom
Na área de ajuste de zoom é possível alternar entre o modos de edição e movimentação, além de ajustar o nível do zoom na página. O quadro representa todo o mural e pode ser utilizado para navegação dentro do mesmo. Também existem configurações disponíveis para alternar entre o uso de mouse e trackpad.
Área de trabalho
A área de trabalho nada mais é do que o próprio mural, onde é possível incluir elementos e montar as dinâmicas para as cerimônias. Ela pode ser dividida em várias áreas, redimensionada e navegada com o auxílio do outline.
Quando comparado com o Miro, Conceptboard e algumas outras ferramentas de quadros virtuais, o Mural pode parecer um pouco mais vazio. Mas no dia a dia tenho percebido que ele emula um quadro muito bem e tem todas as ferramentas necessárias para conseguir facilitar praticamente qualquer dinâmica. Outro ponto positivo é que a ferramenta tem uma aparência limpa e é muito fácil de aprender a usar.
A versão free permite a criação de 5 murais, todos públicos, e sem limite para convidados.
Até a próxima!