19 Jul 2021 | 4 minutos • Dicas e recomendações
Ressuscitando a minha impressora 3D
Pois é, eu tenho uma impressora 3D

Ingrid Machado
Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

A minha impressora estava sem ser usada há muito tempo. Ela passou por duas mudanças e ainda ficou um bom tempo parada durante a quarentena, até que eu decidi ver o estado dela durante o meu sabático. De forma resumida, posso dizer que ela estava destruída. Acumulou muito pó, algumas partes enferrujaram e também estava com alguns pontos de mofo na parte do MDF.
Eu comprei a impressora em 2017 e no momento o modelo dela (VOOLT3D GI3 1.75MM) não está mais disponível para venda no site do fabricante.
Ela possui as seguintes especificações:
- Materiais para impressão: ABS e PLA;
- Diâmetro de filamento: 1,75mm ±0,1mm;
- Bico extrusor: 0,30mm de extrusão mínimo, feito em metal;
- Temperatura de operação:
- Bico extrusor: 50 – 300 °C
- Mesa: temperatura ambiente – 105°C
- Volume de impressão: 200mm x 200mm x 180mm (X x Y x Z).
Todos os filamentos que eu tenho são de PLA, o que influencia em algumas configurações de impressão.
Como recuperei a impressora 3D
Identificando os problemas
Além dos problemas que falei no início do post, a impressora também estava totalmente descalibrada. Fazendo uma lista de tudo que precisava ser ajustado, elenquei os seguintes itens:
- Sujeira;
- Falta de lubrificação;
- Bico entupido;
- Extrusão com falhas;
- Sensor de filamento descalibrado;
- Offset do Z descalibrado;
- Slic3r sem a configuração correta;
Sujeira
A impressora estava destruída, mas nada que parecesse impossível de recuperar. Então, a primeira coisa que fiz foi limpar com um pano as partes de MDF e com uma toalha de papel os eixos de metal. Também limpei o vidro da mesa com álcool isopropílico.
Falta de lubrificação
Ela foi guardada lubrificada, mas o excesso de pó fez acumular muita sujeira. Então, após a limpeza, fiz o processo de lubrificar os eixos de metal com óleo Singer.
Bico entupido
Em alguns casos, basta esquentar o bico e forçar o filamento manualmente para conseguir desentupir. Como isso não estava funcionando, precisei desligar a ventoinha que controla a temperatura do bico e aguardar 5 minutos com o bico em uma temperatura mais elevada. Depois disso, bastou forçar o filamento manualmente novamente e foi desentupido.
Para evitar entupimentos no futuro, sempre aqueço o bico e seleciono a opção “Trocar filamento” para que a própria impressora retire o filamento. A última vez que entupi o bico da impressora, foi aquecendo o bico e retirando o filamento manualmente.
Extrusão com falhas
Durante a impressão, o filamento iniciava saindo corretamente e depois começava a falhar. Nesse ponto fiz duas correções: ajuste no mordente e lubrificação do filamento.
O mordente é a parte do cabeçote que puxa o filamento para alimentar a extrusão. Quando ele não está bem regulado, o filamento pode patinar ou até mesmo ser quebrado. Para ajustar, é necessário deixar o mordente preso o suficiente para puxar o filamento sem quebrar e sem ser possível puxar com os dedos enquanto ele está sendo extrusado.
Como comentei, uso sempre o PLA. Para imprimir com esse material, é necessário lubrificar o filamento com meia gota de óleo Singer. O óleo é colocado no filtro de filamento, que além de lubrificar também limpa o filamento antes de ele entrar na extrusora.
Sensor de filamento descalibrado
Depois de desentupir o bico da impressora e ajustar a extrusão, iniciei outra impressão de teste. Nessa etapa identifiquei alguns problemas e o primeiro que tentei resolver foi o sensor de filamento descalibrado.
Esse problema pode ser identificado quando, durante a impressão, a impressora solicita a troca de filamento em momentos que não deveria. A curvatura do filamento pode deixar alguns trechos um pouco mais afastado do sensor, então foi necessário aproximar o sensor um pouco mais da entrada de filamento, para aumentar a sensibilidade.
Offset do Z descalibrado
A primeira camada estava sendo impressa bem esmagada contra a mesa. Para corrigir esse problema, foi necessário ajustar o valor do offset do Z, que é a distância do bloco de impressão em relação à mesa.
Essa calibração é feita manualmente, com o uso de uma folha de papel sulfite. Precisa ter cuidado para não bater com o bico na mesa e deixar a primeira camada na altura correta.
Slic3r sem a configuração correta
Para garantir que a impressora está calibrada, sempre faço a impressão do polvinho, que é um modelo que vem de fábrica com a configuração correta. Depois que consegui imprimir o polvinho corretamente, fiz um teste com outra peça que não saiu calibrada.
A Voolt manda um arquivo de configuração do Slic3r, software que gera o gcode para impressão, mas eu não tinha mais esse arquivo. Seguindo o manual, já tinha feito a configuração na instalação. Porém, depois dessa impressão incorreta, vi que as configurações iniciais não tinham sido salvas. Criei um arquivo de configuração padrão e testei novamente.
É importante usar os valores que estão de acordo com as especificações da impressora, para não ter problemas em peças futuras.
Resultado final
A imagem mostra as etapas que eu passei para conseguir recalibrar a impressora:
-
Impressão com falhas na primeira camada, sem concluir por falha na extrusão;
-
Impressão com falhas pelas constantes trocas de filamento durante o processo;
-
Impressão completa sem falhas.
Mesmo não tendo mais esse modelo à venda, sempre recomendo a Voolt3D. Comprei a minha impressora em 2017 e em pleno 2021 tive apoio do suporte com vários materiais e atendimento via WhatsApp para conseguir recuperar a impressora. Nem todo atendimento é tão bom assim.
Espero que esse post te ajude caso esteja precisando recalibrar a sua impressora 3D, mas lembre de sempre consultar o manual e os materiais oficiais de suporte.
Até a próxima!
O link do post foi copiado com sucesso!Mais conteúdos de Ingrid Machado

27 Fev 2023 • Dicas e recomendações
Vantagens do Kindle
Demorei um bom tempo para me render ao Kindle quando conheci ele. Principalmente, porque fazia parte do grupo que valoriza a experiência do livro: tirar da embalagem, sentir o cheio de novo impregn...
4 minutos

01 Jul 2022 • Dicas e recomendações
Curso Leadership Communication da FIAP
Com tanto material gratuito na internet, fica difícil filtrar o que realmente vale a pena do que é mais do mesmo. Eu mesma sofro com isso e abandono muitas coisas pela metade. Mas hoje quero falar ...
2 minutos

29 Abr 2022 • Dicas e recomendações
Cabeceira
Quando estou numa época boa para ler diariamente e manter o ritmo, costumo ler muitos livros ao mesmo tempo. Mesmo tendo retomado a leitura com dois livros por vez, as vezes tem tanta recomendação ...
2 minutos