Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

19 Fev 2021 | 2 minutos • Agilidade

Modern Agile

A evolução do ágil

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Modern Agile
Foto de Hannah Busing, via Unsplash

O Modern Agile é uma evolução criada a partir de práticas do Lean e do ágil, que foca em formas mais simples, seguras e rápidas de entregar valor, sem se prender a frameworks, papéis ou ferramentas. Não há nenhuma prática estabelecida e o trabalho se guia apenas por 4 princípios, que esclarecem o propósito e a busca por resultados incríveis. São princípios encontrados em todas as empresas de sucesso, independente da área, e que são importantes para o sucesso a longo prazo.

Princípios

Existem 4 princípios que guiam o Modern Agile:

Imagem com os 4 princípios do Modern Agile

Torne as pessoas sensacionais

No Modern Agile nós devemos nos perguntar sobre como podemos tornar as pessoas do nosso ecossistema sensacionais. Este ecossistema inclui as pessoas que usam, fazem, compram, vendem ou financiam os produtos ou serviços que desenvolvemos. É necessário aprender o contexto e as dores dessas pessoas, quais são os seus impedimentos e o que desejam alcançar. A intenção não é dizer o que deve ser criado, é somente entender que o seu propósito é tornar as pessoas sensacionais.

Faça da segurança um pré-requisito

Não é possível tornar as pessoas sensacionais se elas não estão seguras. Segurança é uma necessidade humana básica e é a chave para desbloquear a alta performance. Ela é um pré-requisito que deve ser estabelecido antes do início de qualquer trabalho arriscado. O tempo, as informações, a reputação, o dinheiro, a saúde e os relacionamentos das pessoas devem ser protegidos. É feito um esforço para que a colaboração, os serviços e os produtos sejam resilientes e seguros.

Ambientes seguros permitem que as pessoas não tenham medo da mudança, de falar as suas opiniões e de errar. O medo é excessivo em muitos times e acaba com a performance, principalmente porque as pessoas não querem ser culpadas ao sinalizarem um problema. O importante é ter segurança o suficiente para expor os erros e entender qual foi o aprendizado.

Experimente e aprenda rápido

Não é possível tornar as pessoas sensacionais ou tornar a segurança um pré-requisito se não existe aprendizado e o aprendizado rápido vem da experimentação frequente. Os experimentos devem ser “seguros para falhar” de forma que não haja medo na condução de mais experimentos. Quando ficamos travados ou não estamos aprendendo o suficiente, devemos considerar isso como um sinal de que devemos aprender mais através de mais experimentos. É a experimentação e o aprendizado rápido que nos ajudam a atingir a melhoria contínua.

Entregue valor a todo instante

Qualquer coisa que não é entregue não está ajudando ninguém a se tornar mais sensacional ou seguro. No Modern Agile nos perguntamos “Como é possível liberar mais valor de forma mais rápida?”. Entenda que entregar valor não significa necessariamente liberar um produto ou uma feature para o público. Pode ser simplesmente expor uma ideia para alguém e rapidamente receber feedback.

Entregar valor de forma contínua exige que grandes entregas de valor sejam divididas em partes menores que podem ser entregues de modo seguro o mais rápido possível.


Você já conhecia o Modern Agile? Trabalha em um time que respeita esses princípios? Caso queria debater a respeito, a caixa de comentários e o email estão sempre disponíveis e aguardando comentários.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Métricas de fluxo

15 Mai 2023 • Agilidade

Métricas de fluxo

Atualmente, trabalho em um time em que migramos do Scrum para o Kanban. Seguimos trabalhando com o Jira, mas agora usamos um novo quadro. E, com essa mudança, passamos a usar uma ferramenta para a ...

11 minutos

Imagem de capa do post Iniciando com um novo time

25 Fev 2022 • Agilidade

Iniciando com um novo time

Quem acompanha o que eu escrevo já deve ter percebido o quanto eu gosto de listas e roteiros para encarar diversas situações. Eu até recebi um feedback sobre como eu me saio bem quando eu tenho um ...

6 minutos

Imagem de capa do post Retrospectiva

18 Fev 2022 • Agilidade

Retrospectiva

Trabalhar por um período indefinido no mesmo time exige que se mantenha a melhoria contínua como prática. De outra forma, a manutenção do trabalho de qualidade é inviável. Pensando nisso, a agilida...

6 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo