Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

04 Ago 2020 | 3 minutos • Insights

1 ano de blog

Comemorando com mudanças

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post 1 ano de blog
Foto de Alex Holyoake, via Unsplash

Sim, é isso mesmo. Há um ano eu inventei de fazer um blog para compartilhar o conhecimento que venho adquirindo. E aposto que, assim como eu, você deve estar achando que não tem tanto post assim para um ano de existência. Por isso, além de outros motivos, decidi mudar um pouco as coisas por aqui.

Na primeira versão do blog, usei um layout que eu considerei bem bonitinho, mas que talvez não fosse o melhor para o tipo de conteúdo e para as mensagens que eu queria passar. Obviamente ele foi bem importante para me ensinar a entender como funcionam blogs estáticos e a como mexer no Jekyll, mas ainda faltava alguma coisa. Por mais de uma vez falei da minha vontade de escrever mais e realmente venho escrevendo. Só que sempre tem algum detalhe, alguma informação, alguma fonte que eu esqueci de citar e acaba ficando para depois.

Imagem com o layout anterior

Layout anterior

Então, para não dizer que eu não fiz nada, aproveitei a data de hoje para colocar no ar o novo layout e informar que vou postar uma série a respeito do Scrum. Serão 5 posts baseados no Scrum Guide, onde tento trazer a minha experiência profissional e prática na hora de explicar como o framework funciona. Vou postar nas segundas-feiras, a partir do dia 10/08. Espero que fique uma série legal, já que estou um pouco menos envergonhada na hora de escrever.

Aproveitando essa minha evolução na escrita e no blog, também vou iniciar uma newsletter. Ela será enviada quinzenalmente, sempre às quartas-feiras pela manhã. Nela, pretendo falar sobre recomendações (livros, séries, eventos, outros blogs, etc.), sobre a evolução do blog como projeto paralelo e sobre o meu planejamento de posts futuros. Por ser o meu MVP de newsletter, pode ser que o conteúdo mude no futuro, ou até mesmo a frequência, tudo de acordo com os feedbacks que espero receber. Para isso, te convido a se inscrever na newsletter clicando aqui ou no botão que está sempre visível na barra de navegação à direita.

Além disso, também configurei o RSS com o Feedburner. Notei que o default do Jekyll não atualizava corretamente nos leitores de RSS, então assim o Google faz o gerenciamento dos emails e não preciso me preocupar com isso. Essa é a melhor opção para quem quer ser informado sempre que houver um post novo, sem o conteúdo adicional da newsletter. Ou até mesmo para quem assinou a newsletter, mas gosta de saber a respeito dos posts novos assim que eles são publicados. Este link também ficará sempre visível na barra de navegação.


É até engraçado ver que há 15 posts atrás eu estava falando em aprender e agora estou falando em ensinar (o que não significa que não continuo aprendendo). Mas a vontade de compartilhar conhecimento e seguir recebendo todos os feedbacks que recebi segue crescendo. O blog está sendo uma ótima válvula de escape, além de ser um canal para conhecer pessoas e ter experiências que nunca imaginei ter. Espero que, em contrapartida, o layout novo seja mais agradável para a leitura e o conteúdo siga interessante. É preciso que sempre seja uma troca positiva para todos.

Revisei todos os posts, mas pode ser que alguma coisa tenha passado despercebida. Ainda mais com todo o trabalho de escolher imagens para os posts e editá-las para que ninguém ficasse sem internet a cada novo acesso. Pode ficar à vontade para avisar de qualquer erro que encontrar nos posts que foram migrados.

Obrigada para quem me acompanha e me motivou nesse ano que passou. E seja bem-vindo você que está me conhecendo agora. O meu email (que mudou, inclusive) e a caixa de comentários estão sempre disponíveis.

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post O que é felicidade

22 Abr 2024 • Insights

O que é felicidade

Tenho estudado sobre o que é felicidade e as respostas que encontrei são bem satisfatórias. Mas pôr em prática o que aprendo nem sempre é fácil. Acredito que me voltei para esse tema por estar viv...

8 minutos

Imagem de capa do post Experimentações nos projetos

25 Mar 2024 • Insights

Experimentações nos projetos

No momento, eu tenho 3 projetos rodando: o blog, a newsletter e o clube do livro. E se tem algo que é comum a todos eles, é que eu não esperei encontrar o formato perfeito para o lançamento e que n...

11 minutos

Imagem de capa do post Retrospectiva 2023

25 Dez 2023 • Insights

Retrospectiva 2023

Estou fazendo a retrospectiva de posts mais lidos do blog desde 2021. Essa é uma informação que me ajuda a entender quais são os assuntos mais interessantes do meu blog e fazer uma revisão do que p...

5 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo