Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

08 Mai 2023 | 3 minutos • Livros

Clube do livro para introvertidos

Um formato para quem deseja companhia para ler sem necessariamente precisar se encontrar com alguém

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Clube do livro para introvertidos

Semana passada, publiquei a edição número 51 da Trilha de Valor. Junto dela, também anunciei um novo projeto que estava planejando há um bom tempo e não tirava do papel: o clube do livro para introvertidos.

Já participei de alguns clubes do livro, seja como participante ou organizadora. E, em todos eles, percebia o quanto é difícil manter o grupo participando de todos os encontros com a leitura em dia. O que considero algo normal, já que a vida acontece e precisamos priorizar alguns compromissos no lugar de outros.

Por isso, espero que esse projeto ajude quem deseja iniciar ou manter uma rotina de leitura e queira participar de uma comunidade sem se ver obrigado a seguir datas fixas e participar de encontros.

O que é o clube do livro para introvertidos

O clube do livro para introvertidos é um clube do livro sem encontros presenciais ou online. Assim, é possível ler o livro seguindo o seu próprio ritmo, sem se sentir pressionado a terminar a leitura até uma determinada data.

Caso queira ter um apoio para a leitura sem necessariamente se encontrar com outras pessoas, seja por vergonha ou por falta de tempo, essa também será uma boa opção para você.

O clube será conduzido dentro do Apoia.se e para ter acesso será necessário o apoio de R$5,00. Esse valor será cobrado para manter dentro do projeto quem realmente deseja ler os livros. E também é uma forma de receber contribuições de quem deseja apoiar os meus projetos.

Não tem grupo no Telegram ou no WhatsApp, nem nenhuma rede social para acompanhar o andamento do clube. Tudo será centralizado dentro do projeto no Apoia.se. A única limitação da plataforma é que, caso alguém queira fazer um comentário nas publicações, é necessário usar o plugin de comentários do Facebook.

Sobre o tema do clube

Para que esse projeto siga alinhado com o tenho aqui no blog e na Trilha de Valor, os livros lidos serão de não ficção. Vou tentar manter todos dentro dos temas de liderança, gestão de pessoas, desenvolvimento pessoal, carreira, organização e agilidade.

Calendário de leituras

A primeira leitura será o livro “O poder dos quietos”. Ele possui 4 partes e essa será a divisão utilizada para a discussão. As publicações a respeito de cada parte serão abertas dentro da página do Apoia.se a cada 15 dias e ficarão disponíveis indefinidamente. Isso significa que você terá acesso a todos os livros já lidos no clube assim que iniciar o seu apoio.

Essas publicações serão feitas para apoiar no acompanhamento e no ritmo de leitura. Mas você pode ficar à vontade para ler no seu próprio ritmo e acessar a publicação quando estiver pronto.

Durante cada leitura, pretendo abrir uma votação para a escolha do próximo livro. O resultado será divulgado com, pelo menos, duas semanas de antecedência do início da próxima rodada. Assim, quem deseja acompanhar as leituras junto comigo terá tempo suficiente para comprar o livro e ter ele em mãos até o início das publicações.

Para o primeiro livro, teremos o seguinte calendário de publicações:

Depois, seguiremos com votações para as próximas leituras. O calendário completo poderá ser acompanhado dentro do Apoia.se.


Esse projeto foi pensado durante muito tempo e tenho a confiança de que existem muitas pessoas que se interessam na leitura coletiva sem necessariamente ter a energia para encontros recorrentes. Assim como também acredito que algumas pessoas vão se interessar porque precisam de apoio na organização da leitura.

Então, se você entende que ter esse tipo de acompanhamento vai te ajudar a manter o hábito da leitura, é só virar apoiador do projeto e ter acesso ao clube do livro para introvertidos.

Como sempre, a caixa de comentários está aberta para feedbacks e sugestões.

Até a próxima!

Update

O clube do livro para introvertidos agora está no Substack. Para participar, basta se inscrever neste link.

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post E-book: Sobre gestão

22 Mar 2024 • Livros

E-book: Sobre gestão

Já fazem aproximadamente 4 anos que estou compartilhando as minhas experiências com a gestão de pessoas. Durante esse tempo, as minhas opiniões mudaram, aprendi mais a respeito da teoria de gestão ...

4 minutos

Imagem de capa do post Próxima leitura do clube do livro: Por que o tempo voa

15 Mar 2024 • Livros

Próxima leitura do clube do livro: Por que o tempo voa

Neste mês, iniciaremos a quarta leitura do Clube do Livro para Introvertidos. O livro escolhido foi o “Porque o tempo voa”. Gosto de livros que falam sobre temas muito explorados, com uma abordage...

1 minutos

Imagem de capa do post Evolução das minhas leituras

11 Mar 2024 • Livros

Evolução das minhas leituras

Quando escrevi o post “Cultivando o hábito da leitura”, ainda estava entendendo como os livros se encaixariam na minha rotina. Hoje em dia, eu não consigo nem me lembrar o que eu fazia no meu dia q...

5 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo