Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

01 Jul 2022 | 2 minutos • Dicas e recomendações

Curso Leadership Communication da FIAP

Como se comunicar melhor em uma posição de liderança

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Com tanto material gratuito na internet, fica difícil filtrar o que realmente vale a pena do que é mais do mesmo. Eu mesma sofro com isso e abandono muitas coisas pela metade. Mas hoje quero falar de um curso gratuito e introdutório sobre um assunto que muito me interessa e com uma abordagem interessante para quem está evoluindo como líder.

Contexto do curso

O curso “Leadership Communication” é oferecido pela FIAP através do projeto “Eu Capacito”. Além dos cursos da FIAP, o programa tem cursos do Google, IBM, Oracle e diversos outros parceiros; divididos entre tech, empreendedorismo, soft skills e fluência digital. Todos são gratuitos e o site principal compila os cursos disponíveis e direciona para as plataformas dos parceiros.

Ementa do curso

O curso é dividido em 4 capítulos:

  1. O processo da comunicação humana
  2. Comunicação de liderança
  3. Habilidades e técnicas de apresentação
  4. Storytelling

O processo da comunicação humana

O primeiro capítulo fala sobre como a comunicação é constituída de forma geral e dentro das empresas. Estilos de comunicação, a habilidade de fazer perguntas, de ouvir e de dar feedbacks também são assuntos abordados nessa parte inicial. Na minha opinião, essa foi uma ótima introdução para o curso. É um material bem completo e já cheio de referências para seguir estudando sobre o assunto.

Comunicação de liderança

Neste parte, é descrita a comunicação entre líder e liderado. Além de reforçar a habilidade de ouvir atentamente, essa parte do material descreve o quanto a comunicação do líder está ligada à cultura da empresa e como ela é importante para um trabalho bem executado. É apresentado o diálogo organizacional e dicas para ser manter uma comunicação efetiva de forma constante.

Habilidades e técnicas de apresentação

Esse capítulo descreve os diferentes discursos de vendas existentes, muito útil para quem deseja entender melhor como se vende uma ideia. Para mim, as dicas mais importantes aqui foram a que envolveram formas de se comunicar com confiança e reduzir a ansiedade ao lidar com o público. Também são dadas várias dicas para preparação de palestras.

Storytelling

O curso se encerra com a definição de storytelling. Muito focado na jornada do herói, o material tem algumas ilustrações para defini-la e explica com ela pode ser aplicada ao contexto empresarial. Além do que fazer, também são apresentados exemplos do que não fazer com o storytelling, mostrando casos de empresas que acabaram se apoiando em mentiras para vender os seus produtos.

Conclusão do curso

Para gerar o certificado, é necessário fazer uma prova com 20 questões. São disponibilizados 100 minutos, mas eu consegui fazer em um tempo bem menor. Caso você não consiga passar na primeira vez, é possível fazer uma segunda tentativa.


Esse foi o único curso que fiz do programa “Eu capacito”, mas já fiquei com uma ótima impressão do material. Caso tenha interesse em fazer algum deles, a lista completa de cursos está disponível neste link. E o “Leadership communication” está neste link.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post FutureMe

04 Mar 2024 • Dicas e recomendações

FutureMe

Já faz algum tempo que comecei a escrever cartas no FutureMe. Falo sobre elas na newsletter, mas reparei que nunca comentei a respeito no blog. Por ser uma ferramenta muito legal e que pode ser usa...

2 minutos

Imagem de capa do post Como acessar as notas e destaques do Kindle online

30 Out 2023 • Dicas e recomendações

Como acessar as notas e destaques do Kindle online

Uma dica muito útil para quem usa Kindle é o acesso online das notas e destaques. Quando acessamos esse conteúdo dentro do próprio Kindle, ele fica com uma visualização bem simples, muito parecida ...

0 minutos

Imagem de capa do post Vantagens do Kindle

27 Fev 2023 • Dicas e recomendações

Vantagens do Kindle

Demorei um bom tempo para me render ao Kindle quando conheci ele. Principalmente, porque fazia parte do grupo que valoriza a experiência do livro: tirar da embalagem, sentir o cheio de novo impregn...

4 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo