/ RECOMENDAÇÕES

Hooked (Engajado)

Foto de ingridmachado.net

A recomendação de hoje é um livro que, na minha opinião, conseguiu sintetizar muito bem algumas disciplinas importantes de desenvolvimento de produto em um único material. Conheci ele através do clube do livro das Mulheres de Produto e foi uma ótima escolha.

Sobre o livro

Título: HOOKED (ENGAJADO): Como construir produtos e serviços formadores de hábitos

Autor: Nir Eyal

Editora: AlfaCon

Sinopse: Por que alguns produtos capturam totalmente a atenção do usuário, enquanto outros fracassam? O que nos faz interagir com certos produtos por puro hábito? Existe um padrão subjacente de como as tecnologias nos atrapalham? Nir Eyal responde a essas perguntas (e a muitas outras) explicando o Modelo Hooked (Modelo Gancho) - um processo de quatro etapas incorporado aos produtos de muitas empresas de sucesso para estimular sutilmente o comportamento do cliente. Com base na profundidade da psicologia e da ciência do comportamento humano explicando em quatro passos (Gatilho, Ação, Investimento e Recompensa) como hábitos podem ser formados. Por meio de “Ciclos de Gancho” consecutivos, esses produtos atingem o objetivo final de levar os usuários de volta e de novo, sem depender de publicidade dispendiosa ou de mensagens agressivas. Hooked é baseado nos anos de pesquisa, consultoria e experiência prática de Eyal. Ele escreveu o livro que desejava que estivesse disponível para ele como fundador de startups - não uma teoria abstrata, mas um guia prático para criar produtos melhores.

Link Amazon: aqui

Minhas impressões

A ideia principal do livro é apresentar o Modelo de Gancho. Neste modelo, existem 4 etapas que formam um ciclo que deve ser percorrido repetidas vezes para engajar usuários. Cada etapa do modelo é apresentada em um capítulo muito bem explicado, ao mesmo tempo que é muito sucinto. É uma leitura rápida (200 páginas), mas completa o suficiente para ajudar a dar início no desenvolvimento de novos produtos.

Os capítulos estão divididos em:

  1. A zona do hábito
  2. Gatilho
  3. Ação
  4. Recompensa variável
  5. Investimento
  6. O que você fará com isso?
  7. Estudos de caso
  8. Teste do hábito e onde procurar oportunidades de formação de hábitos

Cada capítulo é finalizado com as seções “Lembre e compartilhe” e “Faça isto agora”. A primeira seção apresenta um resumo do capítulo e a segunda guia o leitor na jornada de criar um produto criador de hábitos com exercícios simples, utilizando os conceitos aprendidos no capítulo.

Chegando até o final do livro, é esperado que você tenha formado um plano para a criação do seu produto. Caso você já tenha um produto, a seção “Faça isto agora” do último capítulo contém um exercício para avaliar produtos existentes, ou seja, é um modelo que vale a pena ser conhecido por pessoas que querem lançar um produto e por pessoas que estão evoluindo seus produtos.

As etapas do Modelo de Gancho são:

  1. Gatilho
  2. Ação
  3. Recompensa variável
  4. Investimento

Todas as etapas do modelo são compostas de conceitos já conhecidos do desenvolvimento de produto, psicologia, experiência do usuário, marketing e várias outras áreas que envolvem produtos. Por isso mesmo, ao terminar de ler o livro, senti que é um modelo muito bem embasado e que basicamente organiza diversas ideias do mundo corporativo em um único conceito.

Além da apresentação do modelo, o autor também inclui no livro um capítulo falando a respeito da ética na construção de produtos e serviços formadores de hábitos. Através de uma ferramenta chamada “Matriz de Manipulação” é possível avaliar se o seu produto formador de hábitos melhora a vida dos usuários e se seria utilizado pelos seus criadores. É uma autoavaliação importante, que deve ser levada em consideração pelas organizações que devem (ou pelo menos deveriam) se responsabilizar pelos impactos gerados pelo que comercializam.

Resumindo, gostei muito do livro. Na parte final existem alguns erros de tradução/revisão que me incomodaram um pouco, mas não estragaram a experiência geral. Recomendo para quem trabalha com o desenvolvimento de produtos e para quem gosta de saber as subjetividades dos nossos vícios em tecnologia.

Conteúdo extra

O Nir Eyal possui um blog (em inglês) com artigos a respeito de foco, construção de produtos formadores de hábitos, tomada de decisão e psicologia de produtos. Caso você não pretenda comprar o livro agora, é uma boa fonte de informação gratuita sobre a área de estudo do autor e a teoria dele.

Um post de exemplo é o Variable Rewards: Want To Hook Users? Drive Them Crazy, que possui a explicação dos 3 tipos de recompensa variáveis explicados no livro: de tribo, de caça e de ego.


Espero que tenhas curtido essa recomendação tanto quanto eu curti. Foi um livro realmente esclarecedor e que abre muito espaço para debate. Caso queira conversar a respeito, a caixa de comentários está sempre aberta.

Até a próxima!

ingridmachado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software.
Autora deste querido blog.

Mais posts