Ícone do LinkedIn Ícone do RSS Ícone do Lnk.Bio

29 Jan 2021 | 1 minuto • Desenvolvimento pessoal

Aprendizado 70/20/10

Uma dica para organizar os estudos

Ingrid Machado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software. Autora deste querido blog.

Image de capa do post Aprendizado 70/20/10
Foto de Aaron Burden, via Unsplash

Quando estou planejando aprender alguma coisa, geralmente foco muito na teoria. Por muito tempo funcionou, principalmente durante a graduação. Mas chega um momento em que é necessário colocar em prática tudo o que foi aprendido, senão a sensação que fica é que não aprendemos o bastante.

Depois que comecei a trabalhar como Scrum Master, tive um contato mais próximo com a educação corporativa e comecei a participar de eventos a respeito de desenvolvimento pessoal. Nos dois casos, é recorrente a citação do modelo 70/20/10:

70% do aprendizado vem de experiências práticas.

20% do aprendizado vem de trocas com outras pessoas.

10% do aprendizado vem de treinamentos.

Ou seja, para adquirir uma nova habilidade não basta apenas fazer um curso. É necessário conversar com outras pessoas e vivenciar as atividades na prática. Se formos pensar no exemplo de uma pessoa que deseja se tornar Scrum Master, podemos incluir as seguintes atividades no planejamento:

Obviamente, nem sempre é possível iniciar as experiências práticas em um ambiente profissional. Mas nada impede que você pratique com amigos e com outras pessoas que estão estudando o mesmo tópico. Se você não possui contatos para conversar a respeito, assista palestras ou participe de eventos para networking. E treinamentos nem sempre precisam ser pagos, tanto que o exemplo que passei é com um material gratuito.

O sucesso da técnica está em encontrar o equilíbrio entre o que funciona para você e a mescla de diferentes fontes de conhecimento.

Até a próxima!

O link do post foi copiado com sucesso!

Mais conteúdos de Ingrid Machado

Imagem de capa do post Desafio Mini 1000

08 Mar 2024 • Desenvolvimento pessoal

Desafio Mini 1000

Lendo o Substack Notes de forma aleatória, encontrei o desafio Mini 1000, que consiste em escrever 1000 palavras por dia, durante 6 dias. Ele iniciou no dia 01/03 e encerrou no dia 07/03. Estou ap...

4 minutos

Imagem de capa do post A ciência do bem-estar

22 Jan 2024 • Desenvolvimento pessoal

A ciência do bem-estar

O curso “A ciência do bem-estar” foi um dos que eu mais gostei de fazer no Coursera em 2023. Ele desmistifica muitos conceitos que entendemos como verdadeiros para ser feliz e apresenta estratégias...

9 minutos

Imagem de capa do post Minha lista de cursos no Coursera em 2023

18 Dez 2023 • Desenvolvimento pessoal

Minha lista de cursos no Coursera em 2023

Neste ano, participei de vários programas de capacitação dentro da empresa em que trabalho. E um desses programas concedia uma bolsa de um ano no Coursera. Como busquei muitas indicações na intern...

8 minutos

linkedin icon
LINKEDIN
Twitter icon
TWITTER
RSS icon
RSS
Lnk.Bio icon
LNK.BIO

Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Ingrid Machado © 2019 - 2024

• Layout por Victoria Facundes • Desenvolvido por Cristhian Rodrigues

VOLTAR AO TOPO

voltar para o topo