/ DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Aprendizado 70/20/10

Foto de Aaron Burden, via Unsplash

Quando estou planejando aprender alguma coisa, geralmente foco muito na teoria. Por muito tempo funcionou, principalmente durante a graduação. Mas chega um momento em que é necessário colocar em prática tudo o que foi aprendido, senão a sensação que fica é que não aprendemos o bastante.

Depois que comecei a trabalhar como Scrum Master, tive um contato mais próximo com a educação corporativa e comecei a participar de eventos a respeito de desenvolvimento pessoal. Nos dois casos, é recorrente a citação do modelo 70/20/10:

70% do aprendizado vem de experiências práticas.

20% do aprendizado vem de trocas com outras pessoas.

10% do aprendizado vem de treinamentos.

Ou seja, para adquirir uma nova habilidade não basta apenas fazer um curso. É necessário conversar com outras pessoas e vivenciar as atividades na prática. Se formos pensar no exemplo de uma pessoa que deseja se tornar Scrum Master, podemos incluir as seguintes atividades no planejamento:

  • Ler o Scrum Guide;
  • Conversar com outros Scrum Masters para entender quais são os principais desafios do dia a dia;
  • Assumir um time durante uma Sprint para atuar como Scrum Master.

Obviamente, nem sempre é possível iniciar as experiências práticas em um ambiente profissional. Mas nada impede que você pratique com amigos e com outras pessoas que estão estudando o mesmo tópico. Se você não possui contatos para conversar a respeito, assista palestras ou participe de eventos para networking. E treinamentos nem sempre precisam ser pagos, tanto que o exemplo que passei é com um material gratuito.

O sucesso da técnica está em encontrar o equilíbrio entre o que funciona para você e a mescla de diferentes fontes de conhecimento.

Até a próxima!

ingridmachado

Ingrid Machado

Engenheira de computação, especialista em engenharia de software.
Autora deste querido blog.

Mais posts